terça-feira, 21 de outubro de 2014

Se não desperdiçar hoje não vai faltar água amanha em Pilar do Sul

Represa de Pilar do sul
Aqui em Pilar do sul ainda não enfrentamos racionamento de água, Más não é por isso que vamos desperdiçar água pois não sabemos o dia de amanha e devemos cuidar desse bem que um dia vai valer mais que ouro,
 Em nossos vizinhos ,Piedade, Sorocaba,Itu e Salto já sentem com o racionamento de água.
                   
As consequências da crise hídrica no Estado de São Paulo já afetam quatro municípios da Região Metropolitana de Sorocaba. Além de Itu, que sofre com o desabastecimento há nove meses, Piedade, Salto e Sorocaba também administram problemas. Em Piedade, a Sabesp lacrou, em caráter emergencial, bombas de irrigação utilizadas por agricultores e criou um impasse. 


 Em Salto, por "divergências no encaminhamento das ações" de combate ao desabastecimento, o prefeito Juvenil Cirelli (PT) exonerou o superintendente do Saae Rodnei Bergamo e criou um conselho gestor para gerenciar os problemas do setor. Além disso entram em vigor na cidade a partir de segunda-feira um novo sistema de contenção. 

Começam a vigorar dois novos decretos: o primeiro permite que o município utilize a água de reservatórios particulares para abastecer a população; o segundo determina a economia do uso da água dentro de todos os espaços públicos municipais, como praças, fontes, e cascatas, entre outros. 

O governo também informou que a fiscalização contra o uso inconsciente da água fiscalizado pela Guarda Civil Municipal vem dando resultado.  a corporação recebeu 32 denúncias, das quais 20 foram apuradas e 17 comprovaram ser verdadeiras. Não foi necessário aplicar a multa de R$ 241, já que os responsáveis deixaram de cometer o abuso flagrado. 

Em Sorocaba 

O Saae de Sorocaba já admite ampliar o uso do sistema ETA-Cerrado para reforçar o nível do reservatório que abastece a região do Éden, onde desde julho foi adotado o racionamento. Conforme nota divulgada pela autarquia, as altas temperaturas registradas durante a semana e o aumento do consumo por parte da população, baixaram o nível da represa do Ferraz de 1,47 m no dia 3 de outubro para apenas 57 cm


Vamos preservar o que deus deixou para cuidarmos e não um dia brigarmos
A notícia de Pilar está aqui

Nenhum comentário: